sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mais um ataque à liberdade de informar


A DREN apresentou uma queixa ao MP e à Autoridade Reguladora da Comunicação Social contra o facto de alguns órgãos de comunicação social terem divulgado o vídeo da aluna da Carolina Michaëlis a tentar retirar o telemóvel à professora, sem terem recorrido a filtros de protecção da identidade das pessoas. Contam-se, entre os contemplados, o Diário Digital, a RTP(?!), a SIC (embora por outras razões -- diz a Directora Regional: por publicidade contra a escola pública com vídeo de professor americano a atirar com telemóvel de aluno para o chão!!) e o Expresso.

O jornal Expresso respondeu já veementemente, concedendo que deveria ter colocado um filtro de desfocagem nas faces das pessoas, para resguardar a sua identidade, mas não deixa de alegar o essencial: é mais do mesmo da parte da DREN -- atentar contra a liberdade de informar! (Talvez a DREN, a ser coerente, vá mesmo apresentar queixa contra o ...Youtube!)

Trata-se de mais uma manobra de ilusionismo político, muito bem orquestrada e arquitectada, para desviar as atenções do essencial -- a falta de capacidade política, o falhanço ideológico e o esvaziamento filosófico-pedagógico do ME em lidar politicamente com os casos de indisciplina e violência nas escolas. Mas é também -- como já vem sendo apanágio deste governo -- mais um ataque deliberado à liberdade de informar e, portanto, às bases mais incontroversas do regime democrático, que é o serviço político-democrático salvífico da informação dos cidadãos.

(P.s.: estarão a começar os preparativos das comemorações do 25 de Abril?!)

Sem comentários: